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Como ser modelo: 3 passos para começar com sucesso na profissão

Quando criada, a profissão de modelo tinha como sua principal ideia comercializar produtos e roupas. Além disso, posar para quadros e ensaios fotográficos artísticos eram outros atributos da profissão.

Com o decorrer do tempo, o mundo fashion foi tomando o termo para si e construindo o mito de que “ser modelo” é para pessoas excepcionais e com um viés estético inalcançável. No entanto, hoje se entende que “modelo” é uma área de inúmeras vertentes que várias delas podem se encaixar no seu perfil. Confira abaixo, 3 dicas imprescindíveis para começar com sucesso a sua carreira:

 

  • Entender que tipo de modelo você é

 

Definir a sua carreira é fundamental. Existem diferentes tipos de modelo para diferentes tipos de trabalho, sendo os principais o fashion e o comercial. O modelo comercial é o modelo que comercializa determinado produto ou modo de vida em comerciais de televisão e revistas, além de encarar um mercado mais diversificado do que o fashion. Nesse sentido, não é necessário ser rigoroso com medidas, embora seja necessário cuidados com a imagem pessoal, além de ter uma boa dicção e interpretação. O arquétipo que as empresas de publicidade construíram foi mudando ao longo dos anos, de algo mais “careta” para algo mais condizente com a realidade.

Já o modelo fashion precisa ter medidas proporcionais, já que trabalham como um ponto de criação para marcas e grifes. No entanto, ainda que recorrente, mais marcas vem apostando em modelos plus size para suas coleções. A moda plus também exige medidas para modelos: altura variável de 1,60 a 1,90m com o manequim entre 46 e 52, tendo um corpo proporcional onde é possível ter uma cintura fina e onde os quadris e o busto se igualam.

 

  •  Procurar a agência certa

 

Procurar a agência certa é essencial para o modelo. Uma agência que tenha um histórico notável e que esteja há tempos na ativa irá te ajudar a relevar suas melhores qualidades e direcionar para o melhor caminho. É a agência que define suas fotos e constrói um portfólio ideal para você. Além disso, é a agência que vai ligar você a clientes e empresas que buscam modelos.

Um erro que o modelo deve evitar é pular de agência em agência, já que isso pode deixar os recrutadores confusos com o material que você produz. Além do mais, se a agência decidiu agenciar sua imagem é porque ela acredita em você e investe no seu futuro.

 

  • Lidar com um "não"

 

Muitos modelos recebem um não em vários processos de seleção. Lidar com essa resposta negativa é sempre difícil, mas é possível aprender com isso. É importante entender que a rejeição não encerra sua carreira e nem suas chances de atuar como modelo. Tentar entender o “não” como uma crítica pode te ajudar a potencializar suas qualidades e entrar de vez no mundo comercial ou das passarelas.

 

 

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