5 dicas para ficar atento durante a abordagem por um Scouter
Brilhar na passarela, desfilar para marcas famosas, participar de comerciais e fotografar para campanhas de moda. Estes são os principais desejos da maioria de meninos e meninas que sonham em seguir a carreira de modelo. O glamour da profissão exige muita dedicação dos profissionais que sonham fazer sucesso no mundo da moda. Em contrapartida, entrar no ramo artístico traz também a preocupação com fraudes e golpes.
É preciso tomar muito cuidado para evitar golpes comuns ao ser selecionado para uma suposta agência ou seleção de modelos. Para isso, o Insider ouviu o booker Marcos Cunha e o CEO da Forum Model Management, de Curitiba (PR), Guilherme Schneider, e traz dicas do que fazer durante uma abordagem por caça-talentos.
1 – Abordagem
É muito importante ficar atento à abordagem. Normalmente, os caça-talentos – ou olheiros - das agências encontram pessoas em lugares de grande concentração como parques, eventos, calçadões e shopping. Não hesite em pedir um cartão de visita.
2 – Papel da agência
O CEO da Forum Model, Guilherme Schneider (@guiforum), explica que o futuro modelo deve conhecer o real papel da agência. É ela quem faz o direcionamento, a orientação para agenciamento e encaminhamento para futuros trabalhos. Desconfie de empresas que oferecem trabalhos, prontamente.
3 – Pesquisar sobre agência
Antes de aceitar qualquer proposta, é necessário pesquisar sobre agência. Desde o site da empresa, páginas nas redes sociais e até uma ligação para conferir se as informações oferecidas pelas suposta agência estão corretas. O booker Marcos Cunha explica que o futuro modelo não deve enviar dados pessoais, como número de documentos ou endereço residencial, antes de confirmar a existência da agência.
4 – Expectativas de trabalho
Como qualquer emprego, todo trabalho está sujeito à aprovação do contratante. A agência é o intermédio entre o modelo e o cliente. Por isso, não pode oferecer garantia de trabalho. Desconfie se receber uma abordagem propondo emprego. Quando agendar qualquer entrevista, esteja sempre com um acompanhante, especialmente se você for menor de idade.
5 – Rede sociais
Marcos Cunha destaca uma dica muito importante em relação às redes sociais. Caso for abordado na internet, sempre copie e salve as conversas. Além disso, não faça entrevistas por redes sociais, não abra webcam e não envie fotografias seminuas. Os caça-talentos não solicitam esse tipo de material.