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5 livros para quem ama moda

Você é apaixonado ou apaixonada pelo mundo fashion? Então você já deve saber que a história da moda é extremamente ampla e que vai muito além de tendências e marcas de luxo. E é por isso que iremos sugerir a leitura de cinco livros indispensáveis sobre moda, para que você fique ainda mais inteirado sobre o assunto.

 

- 100 anos de Moda

 “Com mais de 400 imagens, este livro conta a história da moda no século XX, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo da contemporaneidade. Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs”

 

Um dos principais bestseller no quesito de moda, o livro trás uma perspectiva visual sobre a história da moda e reúne trabalhos desde Coco Chanel até Balenciaga.

 

2º - Glamour

“Neste livro autora reuniu série de fotos e observações pessoais a fim de esclarecer o que entendia pelo conceito de glamour. Na década de 1980, instigada por sua editora - Jacqueline Kennedy Onassis -, a expert em moda Diana Vreeland preparou uma inspirada seleção de suas imagens favoritas, produzidas por fotógrafos como Man Ray, Elliott Erwitt, Sir Cecil Beaton e Richard Avedon, e nelas baseou os seus próprios comentários sucintos e incisivos (...) 'Glamour' reúne um conjunto de fotos extraídas de revistas de moda, imagens captadas pelas lentes dos paparazzi, assim como retratos de ícones da literatura e das artes”

 

Antiga editora da Harper´s Bazaar, Diana Vreeland, traz nesse clássico da literatura fashion conselhos sobre sofisticação e estilo, além de debruçar-se sobre o legado fashion de personalidades como Audrey Hepburn e outras. O livro também conta com um número grande de imagens do acervo pessoal de Diana e com prefácio de Marc Jacobs. Imperdível.

 

3º - A Moda Imita a Vida

“Sem receitas ou respostas milagrosas, este livro tem o objetivo de convidar leitores a se questionar e a gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda através do seu autoconhecimento. A moda imita a vida apresenta uma narrativa em torno de entrevistas com alguns dos principais profissionais do ramo, sobre identidade, imagem, posicionamento e ações, além de um guia para ajudar no autoconhecimento da marca.” 

 

André Carvalhal, diretor criativo e finalista do prêmio Jabuti (o mais importante prêmio da literatura brasileira) em 2019 com o livro Viva o Fim, debate com mais profundidade e toques filosóficos a construção de uma marca, gerando pensamentos e questionamentos a respeito do mundo da moda.

 

4º - O Diabo Veste Prada

 

“Conta a história de Andrea Sachs, uma garota do interior recém-saída da faculdade, que consegue o emprego que seria o sonho de consumo de milhões de mulheres. É contratada como assistente de Miranda Priestly, lendária editora da revista Runway. Mas é aí que começa seu real pesadelo, pois sua chefe é um verdadeiro demônio.”

 

O livro que ganhou o mundo após o lançamento do filme estrelado sobre Meryl Streep, é o retrato sobre a edição de uma revista de moda. Nesse caso, a autora do livro se inspirou indiretamente em sua experiência pessoal em que, após ter se formado na faculdade, conseguiu um emprego na revista Vogue, tendo como chefe a lendária editora Anna Wintour. A editora, no entanto, é conhecida no mundo fashion pelo seu pulso firme na revista e em todo o mundo fashion.

 

5º - ...Ismos Para Entender a Moda

 

“O livro (...) procura, então, identificar o contexto, as características, as obras e os significados vistos como importantes de cada estilo. Esses 'ismos' da moda estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns tenham ocorrido simultaneamente. A autora traça influências e conexões de diversos criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs.”

 

Com um olhar social, Mairi Mackenzie mostra a moda como construção de identidade social e enxerga como isso influência a história da moda como um todo, procurando-as por meio de tendências e influências que vários estilistas tiveram.

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