Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

Como começar a carreira de modelo do 0

Nós já falamos bastante aqui sobre os tipos de modelos, dicas para fazer um casting e como se desenvolver na profissão. Mas muitas pessoas se perguntam: “Tá, mas e eu que não comecei ainda?”. Por isso, vamos te dar dicas de como começar a carreira de modelo, exatamente para você que não faz ideia do que fazer para dar esse primeiro passo. 

 

Refletir sobre seus objetivos

No início é normal ficar confuso, ansioso e querer que tudo aconteça de uma hora para a outra, mas não pule essa etapa de pesquisa e reflexão. A vontade de tomar alguma decisão prática é grande, mas calma! O primeiro passo é parar e refletir algumas coisas. Pense: Qual seu objetivo? Você vai ter tempo, nem que seja pelo menos um pouco, para se dedicar a isso? Só depois de pensar muito bem sobre isso você vai conseguir avançar.

 

Quais suas inspirações?

Depois de se fazer essas perguntas, busque referências, pode ser algum modelo que você possa trocar uma ideia, ou até mesmo relatos e depoimentos de modelos na internet. Isso talvez te dê uma noção maior da realidade versus a sua expectativa. Mas claro, apesar de ser importante conversar com alguém que já trabalha com isso, não deixe que a visão dessa pessoa seja algo determinante para a sua escolha, é só para você ter uma base, afinal, cada um têm uma experiência diferente. 

 

Como você vai se desenvolver?

O próximo passo é analisar que tipo de modelo você quer ser, nós inclusive já temos um artigo aqui no blog explicando a diferença entre os dois tipos de modelo, o Fashion e o Comercial, e em breve vamos postar vídeos aprofundando melhor nesses dois mundos. Analisar esses dois tipos de modelo te ajuda a pensar as habilidades que você vai precisar focar e desenvolver. Acredite, ser modelo envolve muito estudo e aprendizado, desde como posar, desfilar e atuar até expressão vocal, nutrição e inglês. Caso você queira ser modelo comercial, por exemplo, você precisa desenvolver melhor algumas habilidades que não são tão usadas em Fashion e vice-versa. Por isso, trabalhar com o que você já se dá melhor pode ser uma vantagem. Então analise bem como você está nessas esferas para ter uma noção do que vai precisar investir mais seu tempo para desenvolver e aprender.

 

Partir do plano para a prática

Por fim, depois de tomar o seu tempo refletindo sobre todas essas coisas, aí sim é o momento do terceiro e último passo, planejar e botar em prática. Pesquise uma boa agência, temos vídeos aqui também dando dicas sobre isso. Chegando lá converse com as pessoas, tire suas dúvidas, analise outros trabalhos da agência e veja como eles vão te orientar a prosseguir. Além de simplesmente ter você em um catálogo de modelos, uma boa agência vai trabalhar o seu desenvolvimento, é nesse momento que você vai trazer os pontos que refletiu antes, sobre o que você acha que precisa melhorar. Os bookers também vão te indicar o que você precisa fazer para melhorar esses pontos. 

 

A partir daí já você já pode se sentir muito vitoriosa e corajosa, porque muitas pessoas ficam só no papel e nem imaginam como começar a carreira de modelo. Mas lembre-se, mesmo sendo muito empolgante ter começado, leva tempo até tudo acontecer, não fique frustrado se você passar meses e meses sem receber um trabalho, isso é uma coisa que não depende só da agência nem de você, mas sim de processos de seleção, como o mercado está no momento e como está o seu desenvolvimento. O importante é não desistir e estar sempre estudando e se aprimorando, para que quando a oportunidade surgir você esteja pronto e qualificado para fazer aquele job.

 

O que vocês pensam de tudo isso? Tem vários posts com dicas no nosso Instagram da Forum Model, é só clicar aqui. Em breve eles postarão um vídeo sobre esse assunto no canal do YouTube. Clique aqui para visitar o canal e já se inscreva para não perder.

Crédito da capa

comentários