Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

Conheça a história por trás do Air Jordan

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de Michael Jordan, o lendário jogador de basquete americano e um dos mais famosos da NBA (se não o mais famoso). Nos anos 80 e 90, Jordan ficou conhecido pelos seus recordes, cestas e habilidades nas quadras. E claro que sua fama foi além dos Estados Unidos. O talento e habilidade de Jordan ganhou o mundo, inclusive da moda. Para ser mais exato, dos calçados.

Em 1985, enquanto Jordan começava sua carreira no Chicago Bulls, a Nike lançou os pares de tênis que viriam a ser os mais famosos de todos os tempos: o Air Jordan 1. Lançado como uma parceria entre a Nike e Michael, os tênis viraram um sucesso imediato. Afinal, já que ninguém podia voar como Michael, pelo menos daria para usar os mesmos calçados. Com tamanha popularidade, o primeiro par de Air Jordan 1 autografado pelo jogador, foi vendido por US$ 560 mil, ou seja, cerca de R$ 3 milhões.
 
Hoje, o Air Jordan é um objeto de colecionador para muitos. Devido a seu valor histórico e seu design 100% cool, o tênis se tornou uma peça atemporal tanto no guarda-roupas masculino quanto feminino. Além disso, inúmeras collabs já foram feitas para novos modelos. A mais recente foi a de Kim Jones, diretor-criativo da Dior. Depois do Air Jordan 1, vieram outras coleções do tênis.
 
 
O Jordan 3, por exemplo, num visual todo dourado, ganhou destaque ao calçar o diretor de cinema Spike Lee, quando ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Além do diretor, os tênis são itens presentes nos closets de Rihanna e Beyoncé.
 

comentários