Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

Moda e Sutentabilidade

O consumismo, que estava cada vez mais alta, foi repensado em 2020. Do que nos adiantava possuir tanta coisa se estivéssemos presos dentro de casa. Shoppings, restaurantes, comércio. Tudo fechado. E qualquer que estivesse confinado em casa teria dificuldades em achar uma ocasião para vestir um terno ou vestido de 4 dígitos. Aos poucos que as restrições sanitárias foram afrouxadas ao redor do mundo, a moda começou a repensar seus ideais. Conforto, sustentabilidade e minimalismo. Mas o que isso tem a ver com uma empresa B?

 

 

As empresas com certificado B são empresas que visam como modelo de negócio o desenvolvimento sustentável e social. Ou seja, são empresas que beneficiam ou a sociedade de alguma maneira ou o meio ambiente, ou os dois. Muitas marcas e grifes, tem tentado se colocar nesse meio. Algumas inclusive brasileiras, como é o caso da Reserva.

Mas por que especificamente a moda vem tentando se tornar mais sustentável? Bem porque, para começar, a área fashion é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas do setor do petróleo. A quantidade de desperdício de matéria prima e desmatamento tem assustado o mundo. Por isso, muitos ateliês tem ido atrás de alternativas menos agressivas contra o meio ambiente. Uma que tem se popularizado é reutilizar retalhos de tecidos para construir peças de coleção, como é o caso da marca Insecta Shoes, que utiliza roupas descartadas e garrafas pets para produzir seus sapatos autênticos.

 

Insecta Shoes (divulgação)

 

Hoje, sustentabilidade é cool. Embora a upcycled esteja em tendência agora, é o momento de transformar essa tendência em filosofia.

comentários