Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

Nick Cave lança, de surpresa, novo álbum; ouça Carnage

Por Guilherme Carraro

 

Nick Cave sempre teve uma relação interessante com a música. No começo da carreira, embora alinhado com as convicções do punk, ele se desvirtuava totalmente ao criar letras bem trabalhadas, onde parecia aliar a literatura com a música. Hoje, o cultuado músico abrange o lugar daqueles que nos deixaram, como Lou Reed, Bowie ou Jim Morrison. Em 2015, durante a gravação de Skeleton Tree, o filho de Cave sofre um acidente e morre aos 15 anos de idade. No álbum, Ghosteen, o músico reflete sobre o luto, perda e morte, mas há também, pitadas de otimismo e fé. Inclusive, a religião é algo que está quase sempre presente nas obras mais recentes do cantor. E em Carnage não é diferente. A primeira música, do álbum, Hand of God, deixa isso bem claro.

 

Mas Cave, com sua voz gravemente excepcional, dispersa isso como poucos músicos conseguem. O existencialismo se materializa em formato sonoro e deixa tudo melhor. E esse lado sonoro se dá graças à parceria de longa data que o compositor firmou com o músico multi-instrumentista, Warren Ellis. O parceiro criativo de Cave fala que as gravações foram uma avalanche criativa. E afinal, não seria para menos. O álbum foi gravado durante o período de confinamento e solidão. Isso inclusive, transforma o disco em uma obra ainda mais apoteótica.

 

Nick Cave, descreve a obra como “um álbum brutal, mas muito bonito, aninhado em uma catástrofe comunitária”. Não há, de fato, outras palavras para dizer sobre o álbum. Ele é um material reflexivo, forte e impactante, mas também concretiza, de certa maneira, a fé que temos em um período tão problemático como o de hoje. Apocalíptico é a maneira ideal de descrever o disco (extraído dos dias melancólicos que vivemos). Ainda que Ghosteen represente o que há de melhor na carreira do compositor, é inegável que Carnage de Nick Cave e Warren Ellis seja um dos melhores trabalhos de ambas as carreiras. 

 

Escute o álbum completo.

 

 

Carnage:

 

01 - Hand of God
02 - Old Time
03 - Carnage
04 - White Elephant
05 - Albuquerque
06 - Lavender Fields
07 - Shattered Ground
08 - Balcony Man

comentários