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TBT: Le Smoking

Embora a grife Yves Saint Laurent não seja mais sinônimo de originalidade, quando vivo, o estilista homônimo era a originalidade e arrojamento em pessoa. Durante o período que produziu suas peças icônicas, a YSL ganhou o mundo da moda. Mas o que viria a ser sua maior criação chegou em 1966.

 

                As mulheres, claro, já usavam calças antes dessa época, mas não em uma esfera social, apenas para trabalhos que necessitavam de mobilidade, como trabalhadoras de fábricas e do campo. Isso na Primeira Guerra Mundial, quando Chanel também já tinha investido na peça. No entanto, o Le Smoking foi algo muito maior. Símbolo de uma emancipação feminina, a peça foi confeccionada em lã e lançada na coleção de alta costura de Saint Laurent no outono\inverno de 1966. No projeto do estilista, o blazer era mais acinturado e com abotoamento triplo. O traje também exibia uma camisa social branca com um laço no colarinho. Em preto monocromático, o visual se destacou por desviar de uma tendência colorida daquela época, influenciada pela pop art de Andy Warhol. Françoise Hardy e Bianca Jagger foram algumas das inúmeras famosas que aderiram ao traje, trazendo ainda mais força ao seu simbolismo.

 

                Passado mais de 50 anos desde sua criação, o Le Smoking ainda permanece na coleção de YSL. Reimaginado pelo atual estilista da Maison, Anthony Vacarello. Além dele, houveram outras versões do traje, como a de Hedi Slimane que trouxe uma silhueta mais rock n’ roll ao terno.

                A peça representa uma libertação das mulheres daquela época, sempre presas à saias e vestidos. Na sociedade, era encarada com pouca seriedade e pouco apelo. Presas a trejeito careta e sempre preso à inocência, as mulheres puderam, nesse quesito, se libertar dessa imposição feita pelos “bons costumes” da época. Com a criação de Saint Laurent, uma ode à imagem corporativa, séria e até mesmo sexual da mulher foi mudada para sempre por uma tendência de desenvolvimento maior desses quesitos na moda.

               

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