Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

TBT: Jane Birkin e a famosa bolsa da Hermès

A moda francesa é uma das mais conhecidas do mundo (se não for a mais), junto com a moda italiana. E é lógico que quando se pensa em moda francesa, de cara vem a Chanel, Yves Saint Laurent e etc. Mas a verdadeira moda francesa tem mais a ver com o despojado, sem deixar o “chic” de lado. A moda dos anos 60, por exemplo, vieram de certa rebeldia. No mundo, a contracultura ganhava peso, dos Estados Unidos até França. E foi nesse momento que Jane Birkin, junto com seu marido, Sergei Gainsbourg, brilharam.

Talvez o nome do marido não seja muito tão reconhecido aqui quanto na França, mas Jane Birkin se tornou um dos maiores símbolos da moda francesa, e sua fama se deu além dos álbuns e filmes que gravou. Seu nome dá título a uma das principais bolsas da grife Hermès: a Birkin Bag. Mas vamos começar pelo começo, caso você não conheça esse ícone da moda francesa.

 

A TRANSFORMAÇÃO EM UM ÍCONE DA MODA

 

Jane Birkin nasceu em Londres, na Inglaterra. Sua fama aconteceu após estrelar o filme Blow-Up, em 1966, que foi lançado durante a efervescência cultural na Inglaterra. Logo depois, em 1969, ela foi para a França, para realizar um casting e foi onde conheceu o marido. A fama dos dois chegou em um nível mundial quando lançaram a música Je t'aime...moi non plus.

 

Mas o que também transformou Birkin conhecida foi o estilo de se vestir. Trajando sempre as atemporais calças jeans de cintura alta, a atriz e cantora também investia nas camisetas básicas e nos looks all-white. Além disso, a cantora investia numa beleza simples: ela usava uma maquiagem bastante leve, onde dava destaque apenas para o rímel. A franja com os cabelos mais longos dava o toque chic no look. O crochê era um estilo que Jane Birkin também apostava. O vestido confeccionado para o casamento dela com Gainsbourg (que não chegou a acontecer), era de crochê.

Além de representar esse estilo boêmio chic, Birkin conseguiu inspirar uma das maiores criações da Hermès. Sempre acompanhada de uma bolsa de palha, ela encontrou o diretor-criativo, Jean-Louis Dumas, num voo em Paris. O diretor-criativo percebeu que ela derrubou a bolsa do compartimento superior. Birkin disse a Dumas que não encontrava uma bolsa de couro que lhe agradava. O diretor então, aceitou o desafio e criou uma das peças mais desejadas pelos fashionistas.

comentários