VALENTINA BORNACINA: os looks icônicos do Oscar
Neste domingo (25/4), ocorreu a 93ª edição do Óscar.
Apesar de ser uma das cerimônias mais importantes (se não a mais) para os apaixonados por cinema, a entrega dos prêmios não é o único destaque da noite. Para os entusiastas de moda, fãs, curiosos e haters, o Red Carpet foi o protagonista dos momentos mais icônicos da cerimônia ao longo dos anos.
Icônicos, estranhos, lindos ou revolucionários? A seguir você encontra uma lista dos 10 looks que mais marcaram o Óscar ao longo dos anos:
Bjork
Em 2001, a cantora Islandesa usou um vestido de Cisnei assinado pelo estilista Marjan Pejoski. Apesar de ser um dos looks mais contraditórios e suspeitos desta lista, 20 anos depois ele ainda é um dos vestidos mais comentados em todas as colunas sobre o assunto - mesmo que seja de uma maneira negativa. Inclusive, a Valentino Couture lançou um vestido inspirado neste look em 2014.
Julia Roberts em 2001 de Valentino Haute Couture de 1992
Na 73ª edição dos Oscar, Julia Roberts fez história usando este vestido vintage da Valentino Haute Couture de 1992. Esse acontecimento mudou a percepção mundial (e econômica) sobre as roupas de segunda mão. A partir desse momento, elas passaram a ser percebidas como objetos de valor, que podem ter a sensação de exclusividade, transmitir elegância e gerar desejo. O próprio Valentino considera esse vestido um dos grandes marcos da sua carreira, alegando “ser o vestido mais sensacional já usado por uma celebridade”.
Billy Porter em 2019 de Christian Siriano
Brincando com a percepção das roupas femininas e masculinas, Billy Porter desfiou os códigos de vestimenta extremamente restritos de Hollywood e foi o primeiro homem a usar um vestido no red carpet dos Oscar!
Cher 1986 de Bob mackie
Responsável por alguns dos looks mais icônicos do Red Carpet, Bob Mackie se inspirou nas show girls da era Ziegfield Follies para compor a roupa de Cher.
Winona Ryder durante os anos 90
Rainha assumida dos garimpos, durante os anos 1990 quase todos os vestidos da atriz eram garimpados! Ela inclusive afirma que já chegou a atender a premiação com um vestido de U$10.
Lizzy gardiner em 1995 com um vestido que ela mesma desenhou
Ganhadora do Oscar de melhor figurino pelo filme ‘The adventures of Priscilla, queen of the desert’, Lizzy Gardiner originalmente desenhou esse vestido feito de cartões da American Express para o filme. Porém, a empresa americana repudiou a ideia de usar a peça no filme e, por isso, Lizzy o levou para o tapete vermelho.
Halle Berry em 2002 de Elie Saab
Ame-o ou deixe-o. Apesar de existir muitas opiniões contraditórias sobre o vestido usado pela atriz em 2002, ele acompanhou um dos momentos mais marcantes da história do Oscar: com ele, a Halle Berry levou para casa o prêmio de melhor atriz, consagrando-se como a primeira mulher negra na história a ganhar esta categoria!
Natalie Portman em 2020 de Dior
Apesar de extremamente lindo, a magia do vestido está em seus pequenos detalhes. Neste caso, oito pequenos detalhes.
Para a premiação, Natalie Portman bordou em seu vestido o nome de oito diretoras que, mesmo realizando filmes incríveis, foram injustamente não nominadas para o prêmio de melhor diretora.
Jane Fonda em 2020 de Elie Saad
Talentosa e ativista. O grande destaque deste vestido não está em sua beleza mas sim no fato de que a atriz já havia o usado em 2014 no Red carpet do Cannes (outra premiação muito renomada no meio audiovisual).
Demi Moore 1989
Quem nunca se empolgou no DIY que atire a primeira pedra. Em 1989 a atriz decidiu desenhar sua própria roupa para a cerimônia.
Gostou da matéria? Veja mais no nosso grupo do Telegram! (clique aqui!)